Utilizar aparelho de dente falso pode ser atraente para os adolescentes, porém causa diversos prejuízos. No momento de colocar esses equipamentos, como elásticos, borrachas, fios dentários e até cerdas de vassoura, os jovens não se preocupam.
Entretanto, com o passar do tempo, o aparelho de dente fixo falso inserido pelos próprios adolescentes ou amigos, sem a consulta de um ortodontista, traz diversas complicações.
Nas redes sociais existe o oferecimento destes materiais, que são colocados nos dentes, como se fossem aparelhos dentários fixos. Eles são coloridos, com diferentes opções de figuras para ser adicionadas nos fios e variados formatos. Adolescentes chegam a ofertar 120 reais pela venda e colocação do aparelho falso para dente, e mais um custo de manutenção se precisar.
Veja os principais problemas ao colocar aparelho de dente falso, sem os cuidados exigidos pelos especialistas.
- Entortamento dos dentes
Aparelho de dentes falso estraga os dentes, pois não é assistido como deveria, por profissionais capacitados, e nem sempre utiliza o equipamento recomendado. Alguns materiais são realmente de uso do ortodontista, e outros não são indicados por ele.
Como os jovens querem se destacar com sorrisos chamativos, eles não têm a noção da quantidade ideal de fios que devem ser colocados nos dentes, sem que haja complicações. E ainda, não tem o cuidado em regular o aparelho falso para dente, permitindo uma pressão que gerará a movimentação da arcada dentária.
Tudo isso é responsável por deixar os dentes mais tortos e por tirá-los do local correto. Dessa maneira, o aparelho falso prejudica os dentes, originando problemas como podemos ver adiante:
- Intrusão: refere-se quando há um puxão dos dentes em sentido ao interior do suporte ósseo.
- Extrusão: o aparelho de dente falso promove o deslocamento dos dentes para baixo e também para fora do tecido ósseo.
- Giroversão: os dentes rotacionam no próprio eixo.
Por conta dessas disfunções nos dentes causadas pelo aparelho dental falso, a mastigação é prejudicada, e por consequência, atrapalha na digestão dos alimentos.
- Reações alérgicas
Como o aparelho de dente fixo falso é vendido por camelôs e usuários de redes sociais sem o devido credenciamento, eles oferecem um material desconhecido, sem garantia, não possuindo uma embalagem adequada e sem qualidade. Outro ponto é que o aparelho falso para dente é fixado pelos usuários com uma cola tóxica, indo de contra aos profissionais habilitados.
A partir daí, a má higienização do equipamento pode trazer reações alérgicas, gengivite e até periodontite. A gengivite é a etapa inicial da doença da gengiva, a qual fica inflamada, dolorida e sangrante. Segundo os dentistas, devido à má colocação do aparelho dental falso, os ferrinhos improcedentes podem agredir a gengiva.
Já a periodontite ou doença periodontal é uma doença de origem bacteriana, que inicia atacando o tecido da gengiva e com sua evolução, afeta o tecido que dá suporte aos dentes. Assim, o aparelho falso estraga os dentes de modo a enfraquecer a raiz da arcada, correndo o risco de cair os dentes.
Conclusão
São graves as complicações em fazer o mau uso do aparelho de dente falso, tais como perda óssea, movimentação e até degeneração dos dentes, reações alérgicas e dificuldade na digestão relacionada à mastigação errada.
Portanto, sempre procure um especialista para colocar o aparelho dentário e fazer todo o acompanhamento. Dentes bem tratados são mais bonitos que simples elásticos falsos vendidos pelo mercado. Esses materiais enganosos são comercializados trazendo a mensagem aos jovens de serem personalizados. Entretanto, são irregulares e fixados nos dentes sem a presença de um profissional da área da saúde.