A Odontologia Biológica compreende a busca por procedimentos menos invasivos, menos tóxicos e mais biocompatíveis com os pacientes.
É o encontro da Odontologia com a Medicina gerando um novo olhar e uma nova abordagem odontológica a fim de manter ou recuperar a saúde integral do indivíduo.
Dentre as diferentes possibilidades de contemplar essa nova forma de tratar a Odontologia, trabalhamos com as seguintes soluções:
Ozonioterapia
Com ação antimicrobiana e anti-inflamatória a utilização do Ozônio medicinal como tratamento alternativo na Odontologia já é uma realidade.
Atuando como auxiliar na melhora da cicatrização pós cirúrgica, em tratamentos de canais, regressão de doenças periodontais, diminuição da inflamação gengival, entre outros, a Ozonioterapia já é uma realidade no Brasil e em diversos países ao redor do mundo.
Odotologia Neuro Focal
A partir de estímulos no Sistema Nervoso Autônomo (simpático e parassimpático), a odontologia Neuro Focal reorganiza as funções do organismo, ativando o potencial de auto cura do paciente.
A técnica, que surgiu na Alemanha por volta de 1920, considera o corpo em sua totalidade, entende as Inter relações entre órgãos e dentes e se utiliza desse conhecimento para reestabelecer a saúde e manter o corpo em equilíbrio.
Remoção de Cavitações dos ossos maxilares (NICO)
A Neuralgia Induzida Por Cavitação Osteonecrótica – NICO – é uma doença caracterizada por dor advinda de lesões em forma de cavidades ósseas nos ossos maxilares . Essas cavitações possuem um tecido morto dentro delas e são de difícil diagnóstico por exames rotineiros. Podem ter origem a partir de um traumas nos ossos maxilares, decorrentes de extrações, instalação de implantes, ou até em decorrência de um processo infeccioso.
A remoção cirúrgica dessas cavitações ósseas aumenta as perspectivas de resposta positiva do sistema imunológico do paciente, diminuindo o impacto de doenças sistêmicas ou eliminando-as.
Utilização de Biomateriais (PRP / PRF) em procedimentos cirúrgicos
Procedimento que visa melhor processo de cicatrização em procedimentos cirúrgicos odontológicos, a utilização de Biomateriais retirados a partir do próprio sangue do paciente.
Suplementação Vitamínica e Mineral
A partir da visão integrada que a Odontologia Biológica apresenta, olhando o paciente em sua totalidade, a suplementação vitamínica e mineral é utilizada como ferramenta auxiliar no tratamento odontológico, visando um tratamento muito mais satisfatório para todos.
Os benefícios da suplementação é a melhora da imunidade e das condições sistêmicas e orais do paciente, atuando na eliminação de metais pesados do organismo (detoxificação), preparando o organismo pra uma intervenção cirúrgica (extração, implante), equilibrando a saúde dos tecidos periodontais (gengiva e ossos), como auxiliar no controle do bruxismo e índice de cáries
Remoção Segura de Amálgamas Dentários
O metal Mercúrio, utilizado em restaurações (amálgamas de prata) odontológicas, é um metal com alta toxicidade para os seres humanos e é liberado em forma de vapor durante todo o tempo que estiver na boca do paciente (além de ser tóxico também para o ecossistema quando descartado e removido de maneira errada).
No processo de remoção desse material da boca do paciente, micropartículas de mercúrio, bem como o seu vapor, se espalham pelo ar e podem ser inalados pelo paciente e equipe odontológica, causando uma intoxicação de enormes proporções, o que pode gerar uma série de efeitos nocivos a saúde a curto, médio e longo prazos. Para que isso não ocorra, a remoção segura desse material deve ser feita de forma bastante criteriosa por uma equipe habilitada,. Utilizamos um protocolo específico que visa proteger ambos , paciente e equipe, do risco de possível inalação de mercúrio.
Mal de Alzheimer, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Alzheimer, defeitos congênitos de formação, Diabetes, Parkinson, Artrite, Câncer de Mama, Lúpus, Tireoidite de Hashimoto, Leucemia, Convulsão, Problemas Prostáticos, são algumas das doenças que a literatura científica relaciona com a toxicidade do Mercúrio liberado por restaurações de Amalgama.
Uso de Implantes de Zircônia
Utilizado na Odontologia como biomaterial, a Zircônia apresenta alta resistência à fratura, sendo popular na utilização em locais com elevada carga mastigatória, como próteses dentais, brackets ortodônticos, pinos intra-canais etc.
Na Odontologia Biológica, a utilização de Implantes de Zircônia converge com a intenção de causar o menor dano possível aos pacientes que necessitem substituir um dente perdido. É um material cerâmico livre de metais, portanto nao provoca intoxicação, reações alérgicas ou interferência do campo energético.
Uso de materiais restauradores livres de metais
Respeitando a essência da Odontologia Biológica, utilizamos materiais biocompatíveis e livres de metais, como a cerâmica, que permitem restaurações estéticas, não tóxicas e funcionais aos pacientes e resinas compostas (restaurações brancas) livres de derivados de petróleo (bisfenol e bisgma)