Mancha preta nos dentes é um problema que afeta as pessoas de maneira geral, já que realizar uma boa escovação desde criança, não é uma tarefa fácil. Muitos cuidados devem ser tomados para a melhor saúde dos dentes, entre eles uma boa alimentação, prevenindo-se e ainda consultando o dentista.
Há dois tipos de manchas: as extrínsecas e as intrínsecas. A primeira, onde a coloração diferente pode ser percebida na parte exterior do dente. Seu tratamento é mais fácil, pois é decorrente da alimentação. Café, chá e bebidas com corantes artificiais são alguns exemplos de manchas extrínsecas.
As pequenas manchas pretas nos dentes intrínsecas ficam na parte interna, e elas aparecem por alguns motivos, como um trauma na dentição ou uso excessivo de flúor nos dentes.
Você está com manchas escuras na arcada dentária? Entenda agora o que pode ser e como acabar com essas manchas pretas nos dentes.
-
Traumatismo nos dentes
Pode ocasionar uma alteração na cor do dente após um choque ou uma queda, afetando a região. A necrose pulpar, ou traumatismo, gera um escurecimento dos dentes, na medida em que ocorre o extravasamento de sangue em direção aos túbulos dentinários.
Para o tratamento destas manchas pretas nos dentes, recomenda-se um simples procedimento de clareamento interno, ou se for o caso, colocar uma coroa de porcelana.
-
Alimentos que escurecem os dentes
Os dentes são muito agredidos ao tomar em excesso café, chá, refrigerante ou fumar cigarro. Se esse tipo de alimentação ocorrer com frequência e não houver a devida limpeza logo após o consumo, vão se criando manchas pretas nos dentes da frente, que são capazes de serem notadas facilmente ao abrir um sorriso, e ainda nos demais dentes, normalmente de maneira uniforme.
É importante não exagerar nos cigarros, pois são altamente prejudiciais aos dentes. A nicotina em particular, que está presente no tabaco, é extremamente ofensiva e escurece a dentição.
Para tirar as manchas pretas nos dentes, neste caso, é recomendado o polimento neles em conjunto com o clareamento dental.
-
Exagero no uso de flúor
A fluorose dentária é a descoloração dos dentes pelo uso descomedido de flúor. Essas manchas pretas nos dentes que não são caries têm uma cor que se alternam do branco ao marrom escuro.
Para evitar esse problema, quando criança, usar de modo conveniente os enxaguantes bucais a base de flúor, já que nesta etapa da vida os dentes estão em processo de formação. O tratamento com flúor é fundamental se houver um controle, e para crianças o cuidado deve ser redobrado.
As manchas pretas nos dentes podem ser facilmente corrigidas através do clareamento, ou se for um pouco mais sério, será preciso realizar o desgaste nos dentes seguido de uma restauração.
-
Cáries pelo descuido da limpeza dos dentes
A principal preocupação são as cáries, devido à má higienização dia a dia. Fique atento aos pontinhos pretos sobre os dentes, pois podem ser cárie ou cárie estacionária. Neste último caso, inicia-se o processo da cárie, mas muitas vezes ela não consegue avançar, estacionando. Basta uma boa escovação para que essa mancha nos dentes não progrida.
As manchas escuras que aparecerem na lateral dos dentes, bem próximas a gengiva, podem representar duas complicações: cárie ou tártaro. O tártaro é uma camada bacteriana que se forma junto aos restos alimentares da boca, os quais a escovação não consegue remover. Procure um dentista para identificar corretamente o problema.
O tratamento dessas manchas pretas nos dentes, caso seja cárie, consiste na obturação. Nesse processo, o tecido infectado é eliminado e o dente é recoberto com uma substância, que pode ser amálgama, resina, porcelana ou ouro.
Já o tártaro é removido pelo dentista através de uma limpeza, onde se tem uma raspagem na região, através de instrumentos manuais ou jato de bicarbonato.
Conclusão
Nem sempre as manchas pretas nos dentes são diagnosticadas como cárie. Como foi verificado, a modificação na cor pode representar um traumatismo, referente a uma pancada nos dentes; ou devido à alimentação envolvendo café, cigarro e refrigerantes; uso exagerado de flúor que modifica a cor do esmalte do dente ou ainda tártaro e cárie.