Para alguns, o siso nasce aos 16 anos, para outros mais tarde. Independente disso, o aparecimento do siso pode causar muitas dúvidas, dor e incomodo no organismo da pessoa. Segundo os especialistas isso acontece, pois, o siso geralmente é o último dente que nasce. O siso nasceu e agora? Saiba o que fazer!
Precisa tirar mesmo?
Embora o nascimento do siso seja comum entre os 16 e 21 anos de idade muitas pessoas não passam por isso. Porém, quando o siso nasce, é comum que as pessoas pensem na extração (o que se chama de exodontia) e em alguns casos não há escolha e precisa tirar sim! Algumas causas são: dente siso atravessado, cáries, dente siso inflamado, quebrado ou mal posicionado. A falta de espaço é um catalisador para que o dente siso incluso não tenha onde ficar na gengiva por exemplo. Ao ficar escondidinho, o risco do siso incluso virar um dente siso inflamado aumenta muito e pode gerar além de infecção outros problemas como dor de cabeça, dor nos maxilar perto do ouvido e enxaqueca. O ideal é consultar o dentista e avaliar a situação com ele!
Identificar a causa e tratar adequadamente: alívio da dor
Além de causar dificuldade para mastigar, dor na gengiva e na face, a dor de cabeça é uma inimiga muito comum quando o siso nasce. Há quem diga que a dor de dente é a pior do mundo e quando se pensa nas duas então… Será que há solução? Segundo a International Headache Society (IHC), a dor de cabeça é considerada uma cefaleia secundária para os problemas dentários. Além desse incomodo, a dor no maxilar por causa do siso infelizmente é comum. Isso acontece muito pela falta de espaço que pode causar o desalinhamento dos dentes com o maxilar, ainda mais porque o siso pode “empurrar” os dentes existentes, causando um desgaste, o mal posicionamento e a tão temida dor!
Antes da cirurgia, muitas vezes o tratamento é iniciado com antibióticos e analgésicos, que causam o alívio temporário, total ou parcial da dor.
O siso inflamou
Quando o dente siso fica inflamado, uma doença chamada pericoronarite pode aparecer. Neste caso, o diagnóstico e o tratamento devem ser imediatos já que essa condição atrapalha a higiene do local e influencia o acúmulo de placas, bactérias e sujeira que pode levar a outros problemas como o dente siso cariado, mau hálito, inchaço e problemas de deglutição. No caso do dente siso quebrado o especialista também deve ser procurado com urgência, pois a região fica suscetível a problemas semelhantes. Além desses problemas a popular gengivite pode agravar a situação. Na prática, a gengivite faz com que a pessoa sinta o sangue e a inflamação toda vez que for escovar os dentes e caso essas doenças não sejam tratadas, a evolução pode ser ainda mais cruel.
Conhece alguém que está passando por isso ou está com o siso “apontando”? Não deixe de pensar nessas dicas! Em caso de dúvidas busque a ajuda do seu dentista! Cada pessoa reage de uma forma e nem sempre a extração ou a dor no siso é regra, por isso vale marcar uma avaliação!