Você tem problemas ao ingerir bebidas ou alimentos quentes, frios, muito ácidos ou doces? Esse é um sintoma de sensibilidade nos dentes, ou hipersensibilidade dentinária. Sabe-se que 57% da população tem esse incômodo. Entenda as causas da sensibilidade nos dentes para realizar o tratamento ideal.
Por que temos sensibilidade nos dentes?
A dor da sensibilidade dentária é manifestada devido à exposição gradual da dentina. A dentina é a parte mais interna do dente e nela encontram-se os túbulos dentinários, que são pequenos canais, que por sua vez, possuem terminações nervosas e fluidos.
A sensibilidade nos dentes ao beber água gelada, por exemplo, é gerada então pela movimentação dos fluidos que fica acelerada, provocando uma reação das terminações nervosas. Então vêm a sensação de dor.
Quais são as causas de sensibilidade nos dentes?
-
Alimentação muito ácida
Para evitar ou diminuir a sensibilidade nos dentes, procure não comer em excesso alimentos ácidos, pois estes promovem o desgaste dos esmaltes dos dentes. Refrigerantes e frutas cítricas são exemplos de comidas que ajudam a deixar a boca mais ácida.
A erosão ácida nos dentes também pode ter uma segunda origem, causada por problemas intrínsecos da pessoa, entre eles: refluxo ácido, bulimia e anorexia, que geram a regurgitação.
-
Escovação em excesso
Pode ser gerada a sensibilidade nos dentes ao escovar com muita força os mesmos. Com o tempo, o esmalte do dente será desgastado. Procure não utilizar escovas de cerdas duras, que agravam o problema.
-
Pastas de dente abrasivas
Utilizar cremes dentais abrasivos, com a intenção de clareamento, é uma das causas para a sensibilidade dentária. Essas pastas deixam os dentes mais limpos, pois para remover as pigmentações que se fixaram, houve o atrito deste material abrasivo com o esmalte do dente, ocasionando seu desgaste.
A abrasividade de uma pasta dental é medida pelo RDA ou “Radioactive Dentine Abrasion”. As pastas do mercado possuem de 50 a 250 RDA. O aconselhável é utilizar cremes dentais com o menor fator de RDA.
-
Clareamento dentário
Esse processo pode provocar a sensibilidade dentária, devido ao produto em si, ao clareador ou então pela pressão aplicada nos dentes durante o procedimento de clareamento. O que fazer se houve sensibilidade nos dentes após o clareamento?
Antes de realizar o branqueamento, corrija a hipersensibilidade que você possua, pois senão o incômodo será acentuado. Se ao realizar o procedimento e sentir um desconforto ou inflamação, relate ao dentista para corrigir a sensibilidade nos dentes.
-
Doenças como Bruxismo e Gengivite
No bruximo, as pessoas apertam e rangem os dentes. Geralmente isso ocorre durante o sono, o que dificulta descobrir o problema. Se você tiver a sensibilidade nos dentes acompanhada de dores ao abrir e fechar a boca, ou dores de cabeça constantes, desconfie.
Já a gengivite é uma inflamação na gengiva que deixa a mesma inchada, dolorida e até sangrante. Dessa forma, os dentes ficam mais expostos, pois gera uma retração gengival.
Como curar a sensibilidade nos dentes?
Consulte seu dentista, que vai oferecer o tratamento adequado ao seu caso. Ele pode resolver o problema prescrevendo a pasta ideal para seus dentes, além de fortalecê-los através de enxaguante bucal com flúor ou flúor em gel.
Em alguns casos, pode ser preciso fazer restaurações com resina, para corrigir o esmalte prejudicado. Outra possível solução para a sensibilidade nos dentes, se for o caso da pessoa, realizar a cirurgia para colocar a gengiva no local correto, isso de acordo com a opinião do dentista.
Conclusão
A sensibilidade nos dentes é recorrente, ou seja, dores ou incômodos são sentidos toda vez durante a alimentação, ou até mesmo em algumas situações, ao respirar ar frio pela boca. Por isso, o problema deve ser tratado e corrigido. O dentista vai investigar o problema e propor a melhor solução.